Nutrição, Produção e Reprodução Animal

A linha de pesquisa se propõe a desenvolver estudos nas áreas da nutrição e reprodução animal que potencializem a eficiência produtiva e econômica na utilização dos recursos bióticos e abióticos nos sistemas de produção animal, alicerçadas no princípio da sustentabilidade ambiental, melhoria da higidez e bem estar dos animais com concomitante obtenção de produtos de origem animal de qualidade. Esta linha desenvolverá estudos para determinar a qualidade e a eficiência de utilização de alimentos, como coprodutos agroindustriais, determinar exigências nutricionais assim como propriedades adicionais de nutrientes essenciais e não essenciais, além do desenvolvimento de novos produtos e métodos analíticos para a exploração de compostos bioativos presentes em resíduos agroindustriais e em plantas encontradas no bioma cerrado. Também serão realizados estudos sobre as biotécnicas ligadas à reprodução animal, métodos de avaliação da fertilidade e pesquisa de fatores e soluções que afetam a eficiência reprodutiva animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas obrigatórias:

1. Redação e Análise do Projeto de Pesquisa;
2. Seminários
3. Estatística experimental aplicada à ciência animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas optativas:

1. Atividade Docente em Saúde e Produção Animal;
2. Análise e Avaliação de Alimentos; Metabolismo de Carboidratos e Lipídeos para Ruminantes;
3. Nutrição Integrada de Bovinos Leiteiros;
4. Tópicos Avançados em Morfofisiologia da Reprodução;
5. Aspectos Clínicos e Cirúrgicos Relacionados à Reprodução Equina;
6. Introdução aos Métodos Cromatográficos;
7. Nutrição de Peixes;
8. Tópicos Avançados em Metabolismo de Peixes Teleósteos;
9. Química dos Produtos Naturais e suas Aplicações na Produção Animal.

O aluno matriculado nesta linha poderá escolher de acordo com seu interesse e anuência do orientador, as disciplinas optativas que melhor se adequarem para sua formação e qualificação. A oferta de disciplinas optativas se caracterizará pela flexibilidade, proporcionando ao aluno possibilidades de compor seu programa de estudos, de comum acordo com o professor orientador e das necessidades de aprofundamento da pesquisa.