Dissertação de Thalita De Castro Carvalho Santos

AUTOR: Thalita De Castro Carvalho Santos

TÍTULO: Correlações do iMg com parâmetros metabólicos, iônicos e hematológicos em animais da rotina do Hospital Veterinário – UFJ

ORIENTADOR: Prof. Dr. Doughlas Regalin

DATA DE DEFESA: 30/07/2021

Resumo

O magnésio é um eletrólito fundamental para a homeostase fisiológica e possui diversas funções intracelulares e extracelulares. É apresentado de três formas no organismo, sendo elas: ionizado ou livre, ligado a proteínas, ou formando complexos com substâncias como citrato, fosfato ou lactato. A fração biologicamente ativa é a ionizada (iMg), e, portanto, é recomendada sua avaliação para mensuração sérica e análise da depleção ou elevação dos níveis de magnésio no organismo. Este estudo objetivou analisar os níveis de iMg em 280 cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Jataí, a fim de verificar possíveis correlações com outros parâmetros iônicos, metabólicos e hematológicos e alterações clínicas. Cães hígidos apresentaram médias de iMg de 0,57±0,07 e gatos hígidos, médias elevadas de 0,64±0,07. Os animais atendidos foram distribuídos em grupos segundo a enfermidade ou o procedimento a ser realizado. Os grupos de cães que apresentaram médias com valores acima de 0,61 mmol/L e 0,58 mmol/L para gatos, valor este considerado como referência conforme literatura recente, são citados a seguir: cães com distúrbios do trato urinário (0,62±0,13), endócrinos (0,64±0,13), e cardiopulmonares (0,67±0,17); e, gatos com distúrbios do trato urinário (0,71±0,10), check-up de animais hígidos (0,64±0,07) e doenças oncológicas (0,91±0,19). Foram utilizados o teste de correlação de Pearson e a Análise de Componentes Principais (ACP) para análise dos dados, considerando significativo quando p ≤ 0,05. Após análise estatística dos dados coletados e considerando a metodologia aplicada, não foi observada uma correlação forte entre os grupos de enfermidades e os níveis de iMg, bem como, com os parâmetros iônicos, metabólicos, hematológicos dos animais do presente estudo.

Palavras-chave: Cães, Eletrólitos, Felinos, Ionizável, Magnésio.

Related Files Size Archive Fingerprint
Dissertação de Thalita de Castro Carvalho Santos 708 Kb f03cfe08a733871743da3c874195a7a0