Logo.biocienciaanimal

Biotecnologias Aplicadas à Biociência e Produção Animal Sustentável

A linha de pesquisa em Biotecnologias Aplicadas à Biociência e Produção Animal Sustentável, foi pensada a partir da análise das pesquisas realizadas pelos docentes vinculados ao PPGBA. Evidenciou-se a utilização de ferramentas de Biotecnologias e Biologia Molecular visando o estudo de produtos bioativos, de técnicas aplicadas à reprodução, morfologia, fisiologia, bioquímica, patologia, parasitologia, genética e epigenética de interesse na Biociência Animal.

Abrange as pesquisas de produtos naturais vegetais ou microbianos com atividade biológica, bem como a possibilidade de sua utilização na biociência e produção animal.

A proposta da linha incluiu a Produção Animal Sustentável, na observância de ações de alternativas alimentares para ruminantes e não-ruminantes. Também poderão ser incluídas ações para melhoria, de forma sustentável, nutrição animal (estudo de forragens e valor nutricional, por exemplo), do melhoramento genético, seleção e cruzamentos; dos sistemas de produção (intensivo, semi-intensivo, extensivo) e dos produtos de origem animal

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas obrigatórias:

1. Redação e Análise do Projeto de Pesquisa;
2. Seminários
3. Estatística experimental aplicada à ciência animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas optativas:

1. Atividade Docente em Saúde e Produção Animal;
2. Bases em Morfofisiologia Animal;
3. Prática Hospitalar em Clínica Animal;
4. Prática Hospitalar em Cirurgia Animal;
5. Métodos Quantitativos em Análises Morfológicas;
6. Tópicos em Fisiologia do Estresse e Bem estar Animal;
7. Utilização de Animais como Modelos Experimentais para Estudo de Doenças Metabólicas;

8.Tópicos avançados em metabolismo de peixes teleósteos

9. Análise e Avaliação de Alimentos

10. Tópicos avançados em morfofisiologia da reprodução

11. Aspectos clínicos e cirúrgicos relacionados à reprodução equina.

12. Nutrição integrada de bovinos leiteiros

13 Nutrição de Peixes

14. Metabolismo de Carboidratos e Lipídeos para Ruminantes

O aluno matriculado nesta linha poderá escolher de acordo com seu interesse e anuência do orientador, as disciplinas optativas que melhor se adequarem para sua formação e qualificação. A oferta de disciplinas optativas se caracterizará pela flexibilidade, proporcionando ao aluno possibilidades de compor seu programa de estudos, de comum acordo com o professor orientador e das necessidades de aprofundamento da pesquisa.