Saúde Humana, Animal e Ambiental

A linha de pesquisa Saúde Animal, Humana e Ambiental agrega o conceito de Saúde Única, quando se considera as três áreas de forma indissociável, ou ainda a ação poderá apresentar um foco em uma área específica.

O conceito de saúde animal abrange doenças animais e a interação entre bem-estar e saúde animal, bem como a saúde humana e segurança alimentar. Entende-se que os profissionais que atuam nessa área devem buscar a preservação da saúde dos animais e a prevenção de doenças, auxiliando e aprimorando a proteção da saúde pública, o meio ambiente e a economia do país. Além disso, as crescentes possibilidades de diagnósticos de enfermidades na Medicina Veterinária, somadas à emergência de doenças, tornam crucial uma visão apurada da saúde animal. Pode-se ainda agregar ao conceito de Saúde Animal qualquer estudo científico sobre clínica, cirurgia e anestesiologia veterinária; pesquisa de agente etiológico seja ele viral, bacteriano, fúngico ou parasitário; epidemiologia e prevenção de enfermidades de interesse zootécnico e de saúde pública; microrganismos zoonóticos; protocolos de tratamento; processos, produtos e procedimentos terapêuticos; terapêutica em experimentação animal, toxicologia.

A linha de pesquisa também foi proposta para ações com enfoque colaborativo intersetorial na prevenção, detecção e controle de enfermidades endêmicas e epidêmicas dos humanos e dos animais. Abrange o conceito de saúde única onde se enquadram os projetos de pesquisa voltados para o estudo principalmente das zoonoses e sua relação com o ambiente de comunidades animais e humanas.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas obrigatórias:
1.  Redação e Análise do Projeto de Pesquisa;
2.  Seminários
3.  Estatística experimental aplicada à ciência animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas optativas:

1.  Atividade Docente em Saúde e Produção Animal;
2.  Biologia Molecular e Genética de Microorganismos;
3.  Enfermidades parasitárias em animais domésticos;
4.  Tópicos avançados em oftalmologia veterinária;
5.  Fundamentos Epidemiológicos e em Saúde Pública Veterinária Aplicados ao Estudo das Doenças Infecciosas;
6.  Técnicas de Diagnóstico Aplicadas à Sanidade Animal.

O aluno matriculado nesta linha poderá escolher de acordo com seu interesse e anuência do orientador, as disciplinas optativas que melhor se adequarem para sua formação e qualificação. A oferta de disciplinas optativas se caracterizará pela flexibilidade, proporcionando ao aluno possibilidades de compor seu programa de estudos, de comum acordo com o professor orientador e das necessidades de aprofundamento da pesquisa.