LABORATÓRIO DE HISTOPATOLOGIA (LHP)

O laboratório de Histopatologia (LHP) cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura e Pesquisa (MCTI) atende a diversas demandas de ensino, pesquisa e extensão, produzindo materiais para aulas práticas do curso de Medicina e outros cursos da área da saúde e das agrárias, gerando conhecimento em pesquisa e os difundindo para a comunidade por meio de atividades extensionistas.
Área Física: O LHP localiza-se no 3º andar das instalações prediais pertinente ao curso de Medicina, situado no Campus Jatobá da UFJ. É composto por 6 (seis) ambientes: cinco salas de processamento técnico, e uma sala ampla destinada a reuniões e estadias dos TAEs
responsáveis pelo laboratório. Os seis ambientes do laboratório estão dispostos da seguinte maneira: Uma sala para trabalhos referentes a Morfologia e Patologia, uma sala de processamento referente a cortes histológicos (microtomia), uma sala para geração de
imagens (fotomicroscopia), uma sala para reuniões composta por mesas e local de estadia dos TAEs responsáveis pelo Laboratório, por fim, duas salas por hora definidas como microscopia.
Equipamentos:
A sala de processamento histopatológico apresenta os seguintes equipamentos: Destilador de água (08030 - FAPEG – Extra patrimonial); Agitador magnético com aquecimento digital de 10 litros (047761/2016-0 - CNPQ – Extra patrimonial); Estufa de secagem e esterilização (nº patrimônio: 673498); Jogo de cubas (nº patrimônio: 688255); Balança analítica digital (nº patrimônio: 689820); Capela de exaustão de gases (nº patrimônio: 691044); Estufa de secagem e esterilização (doação docente); Freezer horizontal de duas portas (nº patrimônio: 672981); Geladeira vertical (patrimônio nº 672986); Agitador Vórtex, além de Armários verticais, gaveteiros e armários baixos embutidos para a organização e armazenamento de vidrarias e insumos utilizados nas atividades laboratoriais.
A sala de fotomiscroscopia apresenta: microscópio de luz Leica (patrimônio nº 663754) com câmera da Eureka, nobreak (patrimônio nº: 665744), gaveteiros, CPU de computador (patrimônio nº 658895), teclado (patrimônio nº: 658999) e monitor (patrimônio nº: 673263). Equipamentos utilizados para a captura de imagens microscópicas.
A sala de Microtomia apresenta: Micrótomo Leica semiautomático (patrimônio nº 673008); Banho maria histológico (patrimônio nº 683099); Criostato da Thermo Scientific (patrimônio nº 673065).

Utilização: Neste espaço, são realizadas diversas pesquisas envolvendo alunos de iniciação
científica (IC) e de Programas de Pós-Graduação em Biociência Animal (PPGBA) e de Ciências
Aplicadas à Saúde (PPGCAS) da Instituição. A utilização é realizada mediante agendamento por
e-mail e preenchimento de termo de responsabilidade e autorização.
Endereço, telefone, e-mail, contato: Laboratório de Histopatologia, 3º andar do prédio da
Medicina, Campus Jatobá, Universidade Federal de Jataí - UFJ, BR 364, Km 192, Jataí-GO. E-
mail: histopatologiamed@gmail.com

Linha de pesquisa associado: Biologia da Reprodução e das glândulas, efeitos dos desreguladores endócrinos químicos, terapia celular, cicatrização cutânea e fotobiomodulação.

Atividades de Pesquisa e extensão realizadas: Diversas linhas de pesquisas são realizadas no ambiente laboratorial como o diagnóstico e tratamento de neoplasias e doenças autoimunes, áreas de imunopatologia das doenças infecciosas e não infecciosas, histopatologia da obesidade, diabetes, farmacologia cardiovascular, biologia da reprodução, efeitos dos desreguladores e fitoquímicos endócrinos e, a histopatologia da ação dos peptídeos bioativos.

Imagens do Laboratório de Histopatologia (LHP)