Disciplinas a partir de 2021

O PPGBA a partir de 2021 com a alteração das linhas de pesquisa, também alterou suas disciplinas buscando a melhor formação de seu corpo discente.

 

Linha 01: Saúde Humana, Animal e Ambiental 

Nome da disciplina

Ementa da disciplina

Docente responsável pela disciplina

 

BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA DE MICRORGANISMOS

CRÉDITOS: 2

Estudo da genética bacteriana voltado a produção e sanidade animal. Sistemas de  recombinação genética em bactérias. Mutagênese e sistemas de reparo do DNA. Evolução e plasticidade dos genomas bacterianos. Regulação gênica em procariotos. Engenharia genética e genômica microbiana aplicadas a biociência animal.

 

ARIEL EURIDES STELLA

 

OPTATIVA

DOR E ANALGESIA EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Introdução, conceitos básicos de analgesia, neuroanatomia e neurofisiologia da dor, avaliação da dor em diferentes espécies animais, fármacos e terapias empregados para analgesia, tratamento da dor nas espécies comumente utilizadas em experimentação.

 

DOUGHLAS REGALIN

 

OPTATIVA

 

ENFERMIDADES PARASITÁRIAS EM ANIMAIS DOMÉSTICOS

CRÉDITOS: 2

Associação entre os seres vivos, graus e modalidades de parasitismo, períodos parasitológicos e clínicos, propagação dos parasitas, hospedeiros intermediários e definitivos. Aspectos clínicos, patogenia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e controle de doenças causadas por: protozoários, artropodes, trematodas, cestodas e nematodas nos animais domésticos. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Biotecnologia, diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças nos animais para aprofundar os conhecimentos em parasitologia e doenças parasitarias dos animais domésticos, para que o aluno possa estudar as relações agente-hospedeiro com intuito do desenvolvimento de produtos e processos para identificação e controle das doenças parasitárias que afetam os animais de produção, de companhia e silvestres.

 

WELBER DANIEL ZANETTI LOPES

OPTATIVA

EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE ÚNICA

CRÉDITOS: 2

Abordagem sobre a história natural das enfermidades; estudo da epidemiologia; processos epidêmico; características da tríade epidemiológica; cadeia epidemiológica; estudo sobre os tipos de ocorrências de doenças; características dos métodos de diagnóstico; e estudo dos principais indicadores de enfermidades.

RAPHAELLA BARBOSA MEIRELLES BARTOLI

OPTATIVA

INTEGRAÇÕES À ROTINA HOSPITALAR

Permitir ao aluno de pós-graduação integrações com a rotina hospitalar, envolvendo a casuística existente no hospital veterinário da UFJ, alicerçando-se em atividades práticas, com a indispensável presença de profissionais e de animais, para o desenvolvimento de competências e habilidades.

ANDRÉIA VITOR COUTO DO AMARAL

OPTATIVA

INTERAÇÕES NA RELAÇÃO PARASITA, HOSPEDEIRO E AMBIENTE

CRÉDITOS: 2

Organização taxonômica dos principais grupos (artrópodes, helmintos, protozoários e riquétsias) de parasitas de animais domésticos e silvestres. Abordagem generalista epidemiológica de cada grupo taxonômico enfatizando sua relação com hospedeiros e ambiente: mecanismos patogênicos e tipos de danos causados por cada grupo taxonômico de parasitas; tipos de relação ambiental e abordagem sobre biologia de cada grupo taxonômico de parasitas; interações ambientais e com o hospedeiro e como isso interfere nas formas de diagnóstico em parasitologia.

 

DIRCEU GUILHERME DE SOUZA RAMOS

OPTATIVA

TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO APLICADAS À SANIDADE
ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Apresentação, utilização das ferramentas e informações do Site da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal); Descrição das principais técnicas laboratoriais, microbiológicas, moleculares e imunológicas aplicadas à sanidade animal. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Saúde Humana, Animal e Ambiental a fim de elucidar sobre as técnicas laboratoriais empregadas no diagnóstico de doenças infecciosas, parasitárias e metabólicas como ferramenta de apoio, visando o desenvolvimento das pesquisas elaboradas pelos acadêmicos.

 

CECILIA NUNES MOREIRA 

 

 

OPTATIVA

TÓPICOS EM MEDICINA DE ANIMAIS DE COMPANHIA

CRÉDITOS: 2

Atualizar os alunos de Biociência Animal quanto aos avanços mais recentes na medicina de animais de companhia, por meio da revisão e discussão de artigos científicos com foco em tópicos importantes na medicina de cães e gatos e aulas teóricas com temas de interesse na área.

ANDRÉIA VITOR COUTO DO AMARAL

OPTATIVA

UNA SOLA SALUD (disciplina será ministrada em espanhol)

CRÉDITOS: 2

Disciplina ministrada em língua estrangeira (espanhol) com a finalidade de ampliar a internacionalização do programa. O conceito Saúde Única foi introduzido o início da década do ano 2000, resumindo em poucas palavras uma noção conhecida desde mais de um século, pois sabe-se que a saúde humana e a sanidade animal são interdependentes e estão vinculadas ao ambiente onde residem. Tratar de forma geral assuntos que interligam o conceito saúde única, abordando aspectos na saúde humana, animal e ambiental.

RAPHAELLA BARBOSA MEIRELLES BARTOLI

OPTATIVA

INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

CRÉDITOS 02

 Inovação, tecnologia e sustentabilidade: como ser disruptivo(a). Economia e gestão do conhecimento. Inteligência competitiva: prospecção, geração, difusão e transferência de tecnologia. Inteligência criativa e inovação. Propriedade intelectual. Empreendedorismo e Inovação: spin-off acadêmico, startup, lean startup, modelo de negócios e formação de time fundador. Construção de cenários futuros: as megatendências.

DANIVAL VIEIRA DE FREITAS

OPTATIVA

ATIVIDADE DOCENTE EM SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL

 

CRÉDITOS: 2

Apresentação de metodologias ativas e técnicas pedagógicas. Utilização de recursos para utilização em sala de aula. Orientações para participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático. Essa disciplina é regida por normas e resoluções da Pró-reitoria de Pós-graduação e do Programa de Mestrado em Biociência Animal.

DOCENTES DO PPGBA

OPTATIVA/OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTAS

PROJETO CIENTIFICO

CRÉDITOS: 2

Essa disciplina abordará estratégias para a redação científica de projetos de pesquisa para apresentação em programas de pós-graduação e agências de fomento dentro das áreas da medicina veterinária, agronomia, zootecnia e biologia. Todo o processo de como fazer um projeto de pesquisa desde a (i) concepção da idéia, (ii) introdução e hipóteses, (iii) justificativa, (iv) objetivos, (v) fundamentação teórica, (vi) metodologias, (vii)cronograma de execução, (viii) orçamentos, (ix) redação e submissão do projeto serão abordados.

DOCENTES DO PPGBA

OBRIGATÓRIA

INTEGRIDADE ACADÊMICA

CRÉDITOS: 2

Ética e integridade, más condutas acadêmicas, comitês de ética em pesquisa humana e em uso de animal, regulamentação do Comitê de Integridade Acadêmica.

DOCENTES DO PPGBA

OBRIGATÓRIA

DELINEAMENTO E ANÁLISE DE DADOS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Essa disciplina abordará a utilização de softwares (BioEstat e/ou Action) para análise estatística de dados provenientes de experimentação animal. Todo o processo de (i) compilação de dados em planilha de excel, (ii) entrada de dados e comandos, (iii) estatística descritiva, (iv) testes de normalidade, (v) testes paramétricos, (vi) testes não paramétricos, (vii) regressão e correlação, e (viii) ANOVA serão abordados.

DOCENTES DO PPGBA

OBRIGATÓRIA

BEM ESTAR ANIMAL E USO DE ANIMAIS COMO MODELO EXPERIMENTAL

CRÉDITOS: 2

Apresentar a Ciência de Animais de Laboratório, a legislação, os princípios éticos, as boas práticas e as principais técnicas para manejo e manipulação responsável e humanizada dos roedores usados em experimentação.

MÔNICA RODRIGUES FERREIRA MACHADO

OBRIGATÓRIA

Linha 02: Biotecnologias Aplicadas à Biociência e Produção Animal Sustentável

 

Nome da disciplina

Ementa da disciplina

Docente responsável pela disciplina

 

BIOLOGIA CELULAR APLICADA

CRÉDITOS: 2

Estudo aplicado da biologia celular, por meio da discussão de artigos científicos e aulas ministradas pelos alunos da pós-graduação.  Principais aspectos estruturais e funcionais das células dos animais. Biomembranas; Sistema endossômico-lisossômico; Síntese e secreção de biomoléculas; Núcleo celular e seus subcomponentes; Citoesqueleto; Organelas envolvidas com o metabolismo energético; Diferenciação celular; Matriz extracelular e Ciclo Celular.

ANA PAULA DA SILVA PEREZ

OPTATIVA

CRIOPRESERVAÇÃO CELULAR APLICADA À EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Conceitos e definições teóricas no campo físico da Criobiologia, abordando também os princípios básicos de criopreservação celular, contextualizado em sua aplicação histórica na experimentação animal, envolvendo os métodos utilizados para conservação de diferentes tipos celulares pelo frio, bem como a utilização de substâncias crioprotetoras. Serão apresentados, revisados e discutidos protocolos de criopreservação de células tronco, células germinativas masculinas e femininas, criopreservação de tecidos e embriões.

GUSTAVO HENRIQUE MARQUES ARAUJO

OPTATIVA

METABOLISMO DE CARBOIDRATOS E LIPÍDEOS PARA RUMINANTES

CRÉDITOS: 2

Digestão dos carboidratos. Produção e absorção dos ácidos graxos voláteis. Utilização dos diversos carboidratos pelo organismo animal, balanço energético. Ação dos carboidratos na regulação do consumo de alimentos. Digestão dos lipídeos: eventos no rúmen. Bioquímica da biohidrogenação. Digestibilidade pós-ruminal da gordura. Gordura em dietas de lactação. Lipídeos e reprodução. Metabolismo hepático.

EDGAR ALAIN COLLAO SAENZ

OPTATIVA

METODOLOGIA DE EXPERIMENTAÇÃO EM PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Como coletar, preparar e conservar amostras em experimentos para realização de análises. Principais análises para avaliação de alimentos em experimentos de Produção e Nutrição Animal: composição química-bromatológica dos alimentos (matéria seca, proteína, componentes fibrosos e minerais, gordura bruta e energia) e ensaio de consumo e digestibilidade.

MARCIA DIAS

OPTATIVA

NUTRIÇÃO INTEGRADA DE BOVINOS LEITEIROS

CRÉDITOS: 2

Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos em nutrição e manejo nutricional de bovinos leiteiros; efeitos ambientais nas exigências de mantença, crescimento, gestação e lactação aplicados à biociência animal; formulação e avaliação de rações. Uso dos modelos do NRC e CNCPS para atualizar as informações apresentadas em aula e avaliar exemplos práticos de manejo nutricional.

EDGAR ALAIN COLLAO SAENZ

OPTATIVA

TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Disciplina com ementa variável. Apresentar, discutir e aprofundar conhecimentos relacionados a assuntos específicos recentes ou abordagens inovadoras relacionadas à nutrição animal. Inclui possibilidade de conferir créditos à participação de cursos em eventos científicos nacionais e internacionais.

DOCENTES DO PPGBA

OPTATIVA

INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

CRÉDITOS: 2

 Inovação, tecnologia e sustentabilidade: como ser disruptivo(a). Economia e gestão do conhecimento. Inteligência competitiva: prospecção, geração, difusão e transferência de tecnologia. Inteligência criativa e inovação. Propriedade intelectual. Empreendedorismo e Inovação: spin-off acadêmico, startup, lean startup, modelo de negócios e formação de time fundador. Construção de cenários futuros: as megatendências.

DANIVAL VIEIRA DE FREITAS

OPTATIVA

ATIVIDADE DOCENTE EM SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL

 

CRÉDITOS: 2

Apresentação de metodologias ativas e técnicas pedagógicas. Utilização de recursos para utilização em sala de aula. Orientações para participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático. Essa disciplina é regida por normas e resoluções da Pró-reitoria de Pós-graduação e do Programa de Mestrado em Biociência Animal.

DOCENTES DO PPGBA

OPTATIVA/OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTAS

PROJETO CIENTIFICO

CRÉDITOS: 2

Essa disciplina abordará estratégias para a redação científica de projetos de pesquisa para apresentação em programas de pós-graduação e agências de fomento dentro das áreas da medicina veterinária, agronomia, zootecnia e biologia. Todo o processo de como fazer um projeto de pesquisa desde a (i) concepção da idéia, (ii) introdução e hipóteses, (iii) justificativa, (iv) objetivos, (v) fundamentação teórica, (vi) metodologias, (vii)cronograma de execução, (viii) orçamentos, (ix) redação e submissão do projeto serão abordados.

DOCENTES DO PPGBA

OBRIGATÓRIA

INTEGRIDADE ACADÊMICA

CRÉDITOS: 2

Ética e integridade, más condutas acadêmicas, comitês de ética em pesquisa humana e em uso de animal, regulamentação do Comitê de Integridade Acadêmica.

DOCENTES DO PPGBA

OBRIGATÓRIA

DELINEAMENTO E ANÁLISE DE DADOS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

CRÉDITOS: 2

Essa disciplina abordará a utilização de softwares (BioEstat e/ou Action) para análise estatística de dados provenientes de experimentação animal. Todo o processo de (i) compilação de dados em planilha de excel, (ii) entrada de dados e comandos, (iii) estatística descritiva, (iv) testes de normalidade, (v) testes paramétricos, (vi) testes não paramétricos, (vii) regressão e correlação, e (viii) ANOVA serão abordados.

DOCENTES DO PPGBA

OBRIGATÓRIA

BEM ESTAR ANIMAL E USO DE ANIMAIS COMO MODELO EXPERIMENTAL

CRÉDITOS: 2

Apresentar a Ciência de Animais de Laboratório, a legislação, os princípios éticos, as boas práticas e as principais técnicas para manejo e manipulação responsável e humanizada dos roedores usados em experimentação.

MÔNICA RODRIGUES FERREIRA MACHADO

OBRIGATÓRIA

 

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Criopreservação Celular Aplicada à Experimentação Animal 504 Kb bb9a26573b0497bc806f82c00b303ffc
Una sola salud 507 Kb fabcb3e3b4e2049ca25bd6ba65d4ec80
Tópicos Especiais em Nutrição Animal 478 Kb 35d66088773c80098958984249f2cc33
Tópicos em medicina de animais de companhia 497 Kb 4dd1df91ac94ce7a754c6b916160703d
Técnicas de Diagnóstico Aplicadas à Sanidade Animal 502 Kb 1811b7d9732af5eeab2cdb07bf914b90
PROJETO CIENTIFICO 490 Kb ffabbe05d611ab11ad43bbfadddaa110
Nutrição integrada de bovinos leiteiros 495 Kb 8ea7ef58110be5e625b6d6c686c91c75
Metabolismo de carboidratos e lipídeos para ruminantes 504 Kb 0039e446c082650de20af88cf08f61a1
Interações na relação parasita, hospedeiro e ambiente 492 Kb 7ae03d0ac425bbe48944ca4a595746fd
Integrações a rotina hospitalar 496 Kb b3c69597bc634d43ccade9940085cdf8
Biologia Molecular e Genética de Microrganismos 496 Kb 85bc4ca7eba1b68bc9ea01bed698055c
BEM ESTAR ANIMAL E USO DE ANIMAIS COMO MODELO EXPERIMENTAL 492 Kb 7e7a3c82ac6861b050c20872ee107925
ATIVIDADE DOCENTE EM SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL 496 Kb d6c4cf92f6b57bada72ac7f16985110a
Biologia Celular Aplicada 501 Kb 32053648c3a6a800062bfc38e54ce987
Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo 496 Kb c4d12eeb40ad988a9aafee9aaa934560
Epidemiologia Em Saúde Única 498 Kb 9a89e7d8547226b887f3e87b11b424c2
Integridade Acadêmica 500 Kb ddd5b6201d308d86834d985ad8e4b8e6
DELINEAMENTO E ANALISE DE DADOS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL 489 Kb 1c05c3ad41a7448327f8eb6e19a8a16d
Metodologia de experimentação em Produção e Nutrição Animal 504 Kb 8b040e80686585719dc4bf91f921ea8b