Weby shortcut

Disciplinas

Atualizado em 06/02/18 11:11.

DISCIPLINAS PARA 2018

05/02/2018 DISCIPLINAS PARA 2018 Icone pdf

 

Linha 01: Biotecnologia, Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças nos Animais

Nome da disciplina e créditos

Ementa

Professor responsável

 

 

Biologia Molecular e Genética de Microorganismos

Créditos: 3

Estrutura do genoma bacteriano; Replicação do DNA e divisão celular; Plasmídeos; Transcrição; Tradução; Sistemas de mobilidade e variabilidade genética; Mutagênese e sistemas de reparo do DNA; Recombinação; Recombinação homóloga; Transformação; Bacteriófagos e transdução; Conjugação; Transposição; Evolução e plasticidade dos genomas bacterianos; Regulação gênica. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Biotecnologia, diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças nos animais para ampliar os conhecimentos sobre biologia molecular para apoiar as pesquisas que utilizarem esta ferramenta de pesquisa, que atualmente é tão importante e pouco estudada pelos alunos nos cursos de graduação. Com essa disciplina será possível avaliar os aspectos genotípicos dos principais micro-organismos zoonóticos, fatores microbianos de patogenicidade, agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência às doenças que afetam os animais domésticos.

 

 

ARIEL EURIDES STELLA

 

Enfermidades Parasitárias em Animais Domésticos

Créditos: 3

Associação entre os seres vivos, graus e modalidades de parasitismo, períodos parasitológicos e clínicos, propagação dos parasitas, hospedeiros intermediários e definitivos. Aspectos clínicos, patogenia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e controle de doenças causadas por: protozoários, artropodes, trematodas, cestodas e nematodas nos animais domésticos. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Biotecnologia, diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças nos animais para aprofundar os conhecimentos em parasitologia e doenças parasitarias dos animais domésticos, para que o aluno possa estudar as relações agente-hospedeiro com intuito do desenvolvimento de produtos e processos para identificação e controle das doenças parasitárias que afetam os animais de produção, de companhia e silvestres.

 

WELBER DANIEL ZANETTI LOPES

Fundamentos Epidemiológicos e em Saúde Pública Veterinária Aplicados ao Estudo das Doenças Infecciosas.

Créditos: 3

Estudar as principais doenças infecciosas em seus aspectos epidemiológicos e em Saúde Pública Veterinária. Abordagem atualizada sobre aspectos etiológicos de bactérias, vírus e fungos. Assim como sobre a epidemiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnóstico laboratorial e anatomopatológico, tratamento e medidas de controle e prevenção destas diversas enfermidades. Além de esclarecer a importância das enfermidades que se enquadrem como doença ocupacional, gerando problemas de saúde pública. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Biotecnologia, diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças nos animais para aprofundar o conhecimento do aluno em epidemiologia e controle de doenças infecciosas que afetam os animais de produção, de companhia e silvestres com ênfase em saúde pública veterinária.

 

 

RAPHAELLA BARBOSA MEIRELLES

 

 

Técnicas de Diagnóstico Aplicadas à Sanidade
Animal

Créditos: 2

Noções das principais técnicas laboratoriais, microbiológicas e moleculares aplicadas à sanidade animal. Normas para coleta e remessa de material para exames laboratoriais; normas para conservação de amostras biológicas; conhecimento laboratorial-clínico, dos aspectos fisiológicos e fisiopatológicos que envolvem a hematologia, a enzimologia, a microbiologia dos animais domésticos e a correlação destes com a clínica do animal; interpretação de resultados das provas bioquímicas de funcionalidade de diferentes órgãos e/ou tecidos; análise bioquímica dos diversos líquidos orgânicos; diferenças hematológicas nas espécies mamíferas domésticas; estudo crítico dos exames laboratoriais e aplicações da patologia clínica no apoio diagnóstico. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Biotecnologia, diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças nos animais para apresentar técnicas laboratoriais de diagnóstico de doenças infecciosas, parasitárias e metabólicas como ferramenta de apoio nos desenvolvimentos das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos.

 

 

 

CECILIA NUNES MOREIRA 

 

Tópicos Avançados em Oftalmologia Veterinária

Créditos: 2

A disciplina objetiva o aprendizado de doenças oftálmicas nos animais domésticos. Abordase-ão métodos diagnósticos e tratamentos de afecções dos anexos oculares, do buldo e da órbita. Ministrar-se-ão fundamentos sobre anatomia ocular, instrumental cirúrgico e equipamentos empregados em oftalmologia. Esta disciplina optativa está vinculada a Linha Biotecnologia, diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças nos animais para aprofundar o conhecimento do aluno em diagnóstico e controle de doenças oculares visando a identificação e controle das doenças infecciosas, parasitárias e metabólicas que afetam os olhos dos animais de produção, de companhia e silvestres.

 

ANDREIA VITOR COUTO DO AMARAL 

Linha 02: Morfofisiologia, Clínica e Cirurgia animal

Nome da disciplina e créditos

Ementa

Professor responsável

Neuroanatomia comparada

Créditos: 02

Abordagem morfofuncional do Sistema Nervoso dos Animais e correlações clínicas. Tópicos em ontogenia, filogenia e biologia do desenvolvimento do Sistema Nervoso nos vertebrados. Métodos de investigações anatômicas do Sistema Nervoso.

 

Kleber Fernando Pereira

Tópicos avançados em cirurgia experimental

Créditos: 03

A disciplina Tópicos especiais em cirurgia experimental visa, primariamente, expor aos pós-graduandos as técnicas, materiais e modelos avançados de cirurgia aplicadas à medicina e medicina veterinária. Simultaneamente, intenciona-se comparar as aplicações e transposições técnicas nas diversas espécies animais, incluindo a humana. (zoobiquidade). Além disso, serão abordados os princípios dos materiais utilizados como implantes (biomateriais), discutindo-se aspectos de classificação, produção, caracterização físico-química e biocompatibilidade in vitro e in vivo.

Valcinir Aloísio Scalla Vulcani

 

Tópicos em Fisiologia do Estresse e Bem Estar Animal

Crédito: 02

Resposta neuroendócrina ao estresse. Relações entre estresse, bem-estar animal e doenças metabólicas em animais domésticos e de experimentação.

Sandra Aparecida Benite Ribeiro

Bases em Morfofisiologia Animal

Créditos: 03

 

A disciplina Bases em Morfofisiologia Animal visa proporcionar ao aluno de pós-graduando um conhecimento aprofundado sobre a relação entre estrutura e funcionamento dos diversos órgãos que compõem dos animais. Na disciplina serão abordados temas de interesse do pós-Graduando de Biociência Animal, buscando sempre uma associação entre os conhecimentos teóricos e pratico, procurando oferecer ao Pós-Graduando, condições para o bom desempenho em atividades de ensino e pesquisa na Área de biociência Animal e áreas afins

Fabiano Lima

Métodos quantitativos em análises morfológicas

Créditos: 02

A importância da utilização de métodos quantitativos em morfologia; Morfometria; Alometria; Estereologia; Utilização de software de análise de imagens em estudos morfológicos.

Fabiana Melo

Prática Hospitalar em Cirurgia Animal

Créditos: 03

Permitir ao aluno de pós-graduação manter-se atuante na participação em procedimentos clínicos cirúrgicos, envolvendo a casuística existente no hospital veterinário da UFG – Regional Jataí. O conteúdo da disciplina visa permitir ao pós-graduando desenvolvimento de atividades teórico-práticas durante o pré, trans e pós-operatório de enfermidades passíveis de tratamento cirúrgico de cães, gatos, bovinos e equinos.

Aloisio

Prática Hospitalar em Clinica Animal

Créditos: 03

Permitir ao aluno de pós-graduação manter-se atuante na participação em procedimentos clínicos, envolvendo a casuística existente no hospital veterinário da UFG – Regional Jataí. O conteúdo da disciplina visa permitir ao pós-graduando desenvolvimento de atividades teórico-prátocas durante as condutas hospitalares para exame clínico, diagnóstico e tratamento de casos clínicos atendidos na rotina do Hospital Veterinário de cães, gatos, bovinos e equinos.

Cecília e Andréia

Atividade Docente em Saúde e Produção Animal

Créditos: 02

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA OS BOLSISTAS

Participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático.

Professores Credenciados no programa

Prática Hospital em Cirurgia de Animais de Companhia

Créditos: 02

Oferecer ao aluno de pós-graduação o acompanhamento dos casos cirúrgicos que ocorrem habitualmente na rotina de um hospital veterinário. O pós-graduando irá desenvolver atividades práticas iniciando com a acompanhamento da consulta cirúrgica, passando pela coleta de exames para auxilio ao diagnóstico, interpretação dos achados clínicos e de auxilio ao diagnóstico, o procedimento cirúrgico e anestésico e, finalizando, o pós-operatório. Esta disciplina optativa está vinculada a linha de morfofisiologia, clinica e cirurgia animal para aprofundar a prática e os conhecimentos do aluno quanto aos aspectos clínicos em cães e gatos, visando melhor execução de seu projeto de dissertação.

 

 ANDREIA VITOR COUTO DO AMARAL

 

Linha 03: Nutrição, Produção e Reprodução Animal

Nome da disciplina e créditos

Ementa

Professor responsável

Tópicos avançados em metabolismo de peixes teleósteos

Créditos: 03

O objetivo desta disciplina será abordar os aspectos específicos do metabolismo das principais biomoléculas para peixes teleósteos, assim como embasar o conhecimento dos alunos para aplicação dos conhecimentos em bioquímica nas diversas áreas da produção de peixes, relacionando com a biologia da espécie em seu ambiente natural.

Igo Gomes Guimarães

 

Análise e Avaliação de Alimentos

Créditos: 03

Conceitos introdutórios em análise de alimentos. Coleta e preparo de amostras para análise. Avaliação da composição química-bromatológica dos alimentos: umidade, proteína, componentes fibrosos e minerais, gordura bruta e energia. Métodos biológicos de avaliação de alimentos. Com o objetivo de fornecer aos alunos conhecimento básico e treinamento prático sobre análise química e biológica dos alimentos. Assim como, fornecer técnicas adequadas ao estudo dos alimentos e planejamento de futuras pesquisas.

Márcia Dias

 

Tópicos avançados em morfofisiologia da reprodução

 

Créditos: 02

Morfologia do sistema reprodutor masculino, Morfologia do sistema reprodutor feminino, Endocrinologia do sistema reprodutor masculino, Morfologia do sistema reprodutor feminino, Avaliação de qualidade espermática, Avaliação da reprodução em fêmeas, Biotécnicas da reprodução, Avaliação de desenvolvimento embrionário

Mônica Rodrigues Ferreira Machado

Aspectos clínicos e cirúrgicos relacionados à reprodução equina.

Créditos: 03

Abordar e discutir, utilizando artigos científicos atualizados e bibliografia abaixo, os principais aspectos clínicos e cirúrgicos envolvendo os elementos envolvidos na reprodução de equinos, contemplando problemas do garanhão, da égua e do neonato equino. Contemplando as síndromes clínicas que mais impactam sobre a reprodução de Garanhões e Éguas, bem como as patologias reprodutivas passiveis de correções cirúrgicas.

Gustavo Henrique Marques Araújo

Nutrição integrada de bovinos leiteiros

Créditos: 03

 

 

Conceitos integrados de nutrição e manejo nutricional de bovinos leiteiros; fatores que influenciam o desempenho de bovinos em diferentes ambientes; efeitos ambientais nas exigências de mantença, crescimento, gestação e lactação; função ruminal; formulação e avaliação de rações. Uso do CNCPS para atualizar as informações apresentadas em aula e avaliar exemplos práticos de manejo nutricional.

Edgar Collao Saenz

Nutrição de Peixes

Créditos: 03

 

Nutrição de peixes, com ênfase em espécies-alvo para piscicultura. Noções sobre cadeias alimentares, anatomia e fisiologia do sistema digestório e atração dos animais pelo alimento. Exigências nutricionais de peixes (proteínas e aminoácidos, lipídeos, energia, energia, carboidratos, vitaminas e minerais).

Igo Gomes Guimarães

 

Química dos Produtos Naturais e suas aplicações na produção animal

Créditos: 02

A importância das Plantas Bioativas e as diferentes formas de utilização. Introdução aos principais grupos de metabólitos secundários. Análise de Produtos Naturais derivados de plantas. Noções gerais de extração, separação, isolamento e identificação de compostos bioativos e suas aplicações na produção animal

IGO GOMES GUIMARAES,

LILIANE NEBO

 

Metabolismo de Carboidratos e Lipídeos para Ruminantes

Créditos: 02

Digestão dos carboidratos. Produção e absorção dos ácidos graxos voláteis. Utilização dos diversos carboidratos pelo organismo animal, balanço energético. Ação dos carboidratos na regulação do consumo de alimentos. Digestão dos lipídeos: eventos no rúmen. Bioquímica da biohidrogenação. Digestibilidade pós-ruminal da gordura. Gordura em dietas de lactação. Lipídeos e reprodução. Metabolismo hepático.

Edgar Collao Saenz

Atividade Docente em Saúde e Produção Animal

Créditos: 02

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA OS BOLSISTAS

Participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e ministração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos de avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático.

Professores Credenciados no programa

Disciplinas Obrigatórias

Nome da disciplina e créditos

Ementa

Professor responsável

Estatística experimental aplicada à ciência animal

Créditos: 04

Testes de hipóteses e intervalo de confiança. Testes de comparação de médias. Estatística descritiva. Principais delineamentos (delineamento inteiramente casualizado, delineamento de blocos casualizados, delineamento quadrado latino). Principais arranjos experimentais (fatorial e parcelas subdivididas). Correlação e regressão simples e polinomial. Apresentação e interpretação de resultados experimentais. Utilização de softwares gratuitos de análise estatística.

Márcia Dias

Seminários

Créditos: 04

Ocorrerá orientações sobre elaboração e organização do trabalho científico, apresentando o conhecimento do processo de comunicação, dos instrumentos, técnicas e recursos utilizados para a pesquisa e a elaboração do trabalho científico. Utilização de sites de busca de publicação científica e de avaliação de periódicos para publicação (Qualis-Capes e Fator de Impacto) e utilização de softwares para gestão bibliográfica. Cada aluno matriculado deverá realizar a apresentação formal de um seminário com o tema livre correlato ao assunto da dissertação. O tema deverá ter a aquieciência do orientador. A princípio um trabalho científico relacionado ao assunto da dissertação. A apresentação restringe-se a uma súmula que contenha as regras de normatização constantes na ABNT e do programa, sendo apresentado um exemplar textual do assunto, seguido da apresentação oral do tema para a platéia.

Professores Credenciados no programa

Redação e Análise do Projeto de Pesquisa

Créditos: 02

Cada aluno matriculado deverá realizar a apresentação formal do Projeto de pesquisa de Dissertação. A apresentação restringe-se a uma súmula que contenha as regras de normatização constantes na ABNT, sendo apresentado um exemplar textual do assunto, seguido da apresentação oral do projeto para a platéia. O projeto será avaliado por banca examinadora composta do professor orientador e mais dois professores (que podem ser faze parte do comitê de orientação). O aluno ainda deverá apresentar todos os formulários relacionados a aprovação ao Comitê de Ética em experimentação animal, de acordo com as regras e normas vigentes.

Professores Credenciados no programa

 

Listar Todas Voltar