Morfofisiologia, Clínica e Cirurgia animal

Atualizado em 07/03/16 10:37.

A referida linha tem como objetivo investigar as características morfofisiológicas, com ênfase no estudo morfológico comparativo, morfométrico, histológico, fisiológico e funcional de animais de produção, de companhia, de experimentação e silvestres, bem como os aspectos clínicos e cirúrgicos em diferentes espécies. Análise de tecidos biológicos e o desenvolvimento de biomateriais e conservação e uso sustentável das espécies.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas obrigatórias:

1. Redação e Análise do Projeto de Pesquisa;
2. Seminários
3. Estatística experimental aplicada à ciência animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas optativas:

1. Atividade Docente em Saúde e Produção Animal;
2. Bases em Morfofisiologia Animal;
3. Prática Hospitalar em Clínica Animal;
4. Prática Hospitalar em Cirurgia Animal;
5. Tópicos Avançados em Cirurgia Experimental;
6. Métodos Quantitativos em Análises Morfológicas;
7. Tópicos em Fisiologia do Estresse e Bem estar Animal;
8. Neuroanatomia Comparada;
9. Utilização de Animais como Modelos Experimentais para Estudo de Doenças Metabólicas;
10. Tópicos Avançados do Sistema Genital de Bovinos e Equinos.

O aluno matriculado nesta linha poderá escolher de acordo com seu interesse e anuência do orientador, as disciplinas optativas que melhor se adequarem para sua formação e qualificação. A oferta de disciplinas optativas se caracterizará pela flexibilidade, proporcionando ao aluno possibilidades de compor seu programa de estudos, de comum acordo com o professor orientador e das necessidades de aprofundamento da pesquisa.