Biotecnologia, Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças nos Animais

Atualizado em 06/10/17 13:17.

A referida linha tem como objetivo desenvolver pesquisas nas áreas da biologia celular e molecular, imunologia, microbiologia, epidemiologia, sanidade animal e aspectos em saúde pública veterinária. Avaliar os aspectos fenotípicos e genotípicos dos principais micro-organismos zoonóticos, fatores microbianos de patogenicidade, agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência às doenças que afetam os animais domésticos, bem como estudar as relações agente-hospedeiro com intuito do desenvolvimento de produtos e processos para identificação e controle das doenças infecciosas, parasitárias e metabólicas que afetam os animais de produção, de companhia e silvestres. Prospecção e estudo bioquímico farmacológico de produtos naturais de origem vegetal e animal, potencialmente úteis à saúde e produção animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas obrigatórias:
1.  Redação e Análise do Projeto de Pesquisa;
2.  Seminários
3.  Estatística experimental aplicada à ciência animal.

Essa linha de pesquisa está apoiada, em termos de formação dos alunos, pelas disciplinas optativas:

1.  Atividade Docente em Saúde e Produção Animal;
2.  Biologia Molecular e Genética de Microorganismos;
3.  Enfermidades parasitárias em animais domésticos;
4.  Tópicos avançados em oftalmologia veterinária;
5.  Fundamentos Epidemiológicos e em Saúde Pública Veterinária
     Aplicados ao Estudo das Doenças Infecciosas;
6.  Toxinologia e bioquímica de peçonhas de serpentes;
7.  Técnicas de Diagnóstico Aplicadas à Sanidade Animal.

O aluno matriculado nesta linha poderá escolher de acordo com seu interesse e anuência do orientador, as disciplinas optativas que melhor se adequarem para sua formação e qualificação. A oferta de disciplinas optativas se caracterizará pela flexibilidade, proporcionando ao aluno possibilidades de compor seu programa de estudos, de comum acordo com o professor orientador e das necessidades de aprofundamento da pesquisa.